As aulas serão realizadas as quintas-feiras, nos dias 03, 10, 17, 24 e 31/08/2023, de forma remota, através da ferramenta Google Meet, de forma síncrona.
Horário: 19h30 as 21h30.
O pagamento do curso será em uma parcela de R$ 60,00, no ato da inscrição.
Objetivos
Apresentar a trajetória de Clara de Assis como fundadora da ordem das Damas Pobres de São Damião a e memória constituída sobre ela a partir de dois conjuntos de documentos. O primeiro conjunto diz respeito aos textos sobreviventes que teriam sido de sua autoria, nos quais podemos verificar os princípios norteadores da comunidade por ela formada. O segundo conjunto trata-se do corpus documental referente à sua canonização, incluindo as bulas papais, o processo e a legenda de Tomás de Celano.
Ementa
- Apresentação de dados contextuais sobre a Península Itálica, em particular, a Úmbria, no século XIII, com foco na vida religiosa de proposta Franciscana;
- Análise das fontes sugeridas, divididas em dois conjuntos: Forma de Vida de Santa Clara e Cartas a Inês de Praga – após uma breve introdução sobre a trajetória de Clara, baseada na historiografia especializada, apresentação dos elementos nas fontes que permitem verificar a proposta espiritual de Clara e seu papel como fundadora e superiora de uma comunidade religiosa feminina.
- Gloriosus Deus, Processo de Canonização, Clara Claris Praeclara, Legenda de Santa Clara Virgem – após uma breve revisão historiográfica sobre o fenômeno da santidade e dos processos de canonização no século XIII, apresentação dos elementos nas fontes que permitem verificar os atributos de santidade de Clara e os variados relacionamentos nos quais ela e sua comunidade estavam envolvidas.
- Apresentação de trechos selecionados de filmes sobre Clara de Assis, seguida de debate acerca da memória mais contemporânea sobre ela.
Conteúdo Programático
- A Península Itálica no Século XIII e a consolidação da proposta religiosa franciscana;
- Os registros deixados por Clara: a Forma de Vida e as Cartas a Inês de Praga;
- Documentos papais da santidade de Clara: a Bula Gloriosus Deus e o Processo de Canonização;
- Primeiras Hagiografias: a Bula Clara Claris Praeclara e a Legenda de Santa Clara Virgem;
- contemporânea da presença de Clara de Assis: o discurso fílmico.
Fonte: itf.edu.br