Francisco e o Diálogo será o tema do II Encontro de Formação Regional OFS e JUFRA MG

237

Amados irmãos e irmãs, Paz e bem!

Com o coração cheio de esperança e a mente recheada de sonhos, recomeçamos nossa caminhada no chão de 2019. Ano de muitos desafios, que exigem de nós diálogo, tolerância, ousadia e transformação! Sabemos que a espiritualidade que abraçamos é inquietante e nos move na direção do outro, sem distinção de raça, credo, orientação sexual, classe social, opinião política ou nacionalidade, com espírito fraterno de comunhão e respeito, sempre semeando a paz.

É nesse sentido que continuamos construindo a formação que queremos ter, baseados nos ensinamentos de nossos pais espirituais, especialmente nesse tempo em que celebramos os 800 anos do histórico encontro entre São Francisco e o sultão do Egito, al-Malik al-Kamil, um marco ímpar no diálogo inter-religioso islâmico-cristão.

Era o ano de 1219 quando Francisco de Assis, em meio às Cruzadas e ao clima de violência e conflito delas recorrente, decidiu dar a sua contribuição para promover a paz, com a bênção e permissão do Papa

Honório III. Assim, enquanto as duas margens do Mediterrâneo eram marcadas pelo ódio, o “Pobre de Assis” foi a Damietta, a poucos quilômetros de distância de Cairo para conversar com o sultão, fazendo com que o Evangelho se encontrasse com o Alcorão. Um gesto inesperado, forte nas intenções e implicações, mas que permaneceu por muito tempo “pouco glorioso”, sendo considerado até mesmo pela maioria como um fracasso.

Sem bolsa nem alforje, tendo como única arma o respeito, tão urgente e necessário ainda hoje, Francisco vai até os muçulmanos para buscar o entendimento entre Oriente e Ocidente. Com seu testemunho, ele faz parte de outra lógica desconhecida na época, e acaba até mesmo por prever a derrota dos cruzados.

A união desses dois líderes, Francisco e al-Kamil, que se abriram a favor da paz e da tolerância, deu-nos um grande exemplo de diálogo e tolerância recíproca e é nesse exemplo que nos inspiramos para construir nosso Encontro Regional de Formação de 2019. Teremos conosco assessores que vão nos fazer conhecer melhor esse marco histórico vivido há 800 anos, assim como refletir sobre nossos posicionamentos e atitudes perante as diferenças que encontramos em nosso dia a dia, sejam elas nas nossas famílias, fraternidades, comunidades e sociedade de forma geral. Do interior de cada “eu” até nossa convivência com o macro, passando pelo diálogo com os desafios que enfrentamos e muitas vezes não sabemos como lidar. Eis o nosso convite para 2019 no projeto de Formação para uma Igreja em saída!

Assim, o Conselho Regional da OFS e o Secretariado Regional da JUFRA, Regional Sudeste 1, convocam as fraternidades locais a participarem do II Encontro Regional de Formação OFS & JUFRA, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de março próximo, em Belo Horizonte.

É importante salientar que esse Encontro de Formação será aberto a TODOS os irmãos de nossas fraternidades, sejam eles iniciantes, jufristas, formandos ou professos. Nossa  formação é permanente e todos sempre temos algo a aprender. Quanto mais irmãos conseguirmos reunir, mais fortalecidos seremos! Lembremo-nos que ano passado conseguimos reunir mais de 300 irmãos e irmãs num momento especialmente forte em nosso Regional.

Outro ponto importante é relacionado ao formato do Encontro. De forma a conseguirmos trazer mais e mais irmãos para beberem dessa fonte, assim como em 2018, precisamos reduzir ao máximo os custos para que todos tenham a possibilidade de participar. Infelizmente, não teremos como manter o valor da inscrição do ano passado, já que a estrutura demanda outras despesas, como locação de banheiros. Sendo assim, faremos novamente a experiência de minoridade. Ao invés de fazermos o Encontro em uma casa de retiros, nos reuniremos no Colégio Franciscano Sagrada Família, situado à Avenida Presidente Carlos Luz, 735, Caiçaras, o mesmo local do Encontro Regional de 2018. Lá teremos nossas reflexões, convívio e refeições. Quanto à hospedagem, ela será organizada em 3 modalidades e precisamos nos atentar a isso. Cada irmão vai escolher apenas 1 opção:

1) Colégio: para toda a JUFRA, irmãos da OFS e assistentes espirituais que tiverem condições físicas de dormirem em colchonetes ou sacos de dormir, que deverão ser trazidos pelos próprios participantes. Ano passado ainda conseguimos colchonetes, mas o transporte ficou caro e não temos como arcar novamente.

2) Casa de irmãos: para irmãos da OFS e assistentes espirituais que, por limitações físicas e/ou de idade, tiverem necessidade de dormirem em camas.

3) Independente: para os irmãos de Belo Horizonte e cidades próximas que puderem ir e voltar todos os dias; para os irmãos que tiverem parentes em Belo Horizonte e para os irmãos que quiserem ficar em hotéis ou outras acomodações independentes (custos pessoais).

Pedimos a todos os irmãos que sejam muito conscientes na escolha da hospedagem. Não temos condições de prover colchonetes e também não temos casas para acolher a todos. Deixemos as casas de nossos irmãos para aqueles que querem e também devem participar conosco e necessitam de um pouco mais de cuidados.

ATENÇÃO! Outras informações importantes

1. As inscrições poderão ser feitas de duas formas: online (formulário disponibilizado no link: https://goo.gl/forms/C20xLJXqojlVJ2Be2 ) ou em papel. Não é necessário preencher a folha se conseguir fazer online. As inscrições online poderão ser feitas até o dia 06 de março. As inscrições em papel deverão ser encaminhadas até o dia 25 de fevereiro para Ana Carolina Miranda, no endereço: Avenida Miguel Perrela, 975 Bloco 4 Apto 1105, Castelo – Belo Horizonte. CEP: 31330-290.

2. A taxa de inscrição individual será no valor de R$25,00. Entendemos que há um aumento significativo no valor do encontro anterior, mas esse ano não teremos as mesmas doações do ano passado e a estrutura será ainda maior. O valor deverá ser depositado na conta POUPANÇA e o comprovante, devidamente identificado (pode ser o nome escrito à caneta), deverá ser mandado por e-mail para ofssudeste1@gmail.com. Conta: Caixa Econômica Federal – CONTA POUPANÇA: 152320-6 Agência 0142 Operação 13 – Ana Paula Pereira CPF: 015.309.046-41.

3. Assistentes espirituais, frades e irmãs são muito bem-vindos e deverão fazer sua inscrição como os demais irmãos.

4. Pedimos aos participantes com o dom da música e que se disponibilizem a contribuir na equipe que animará o encontro que comuniquem à organização do mesmo antecipadamente.

5. Pela segunda vez, teremos um Encontro integrando OFS e JUFRA em nosso regional. Que esse convívio possa ser frutuoso e cheio de carinho mútuo! Sugerimos que procurem conversar com irmãos que não conheçam a cada oportunidade. Não tenhamos medo de nos aproximarmos do outro: ele também escolheu o mesmo carisma que você!

6. Cada irmão deverá trazer seu copo e/ou caneca identificados, de forma que não tenhamos tanto lixo descartável. Também venderemos canecas da OFS pelo preço de R$5,00.

7. Teremos à venda as camisetas oficiais do Regional “Franciscanos e Saída”. Os irmãos participantes poderão comprar durante o encontro, assim como levar as encomendas dos irmãos que não puderem vir.

8. Cada fraternidade deverá trazer comidas típicas da sua região para partilhar durante a confraternização de sábado à noite.

9. Durante a noite cultural, teremos apresentações de dança, poesia e outras manifestações artísticas. Caso você ou sua fraternidade tenham algo a apresentar, pedimos que nos comunique para que possamos organizar da melhor maneira. Será um prazer conhecer os dons de nossos irmãos!

10. Serão disponibilizados espaços de “Tira-dúvidas” sobre diversos serviços da OFS, como Secretaria (Preenchimento de dados das fraternidades), Animação Fraterna, JPIC, entre outros.

11. O Encontro será realizado em um Colégio, portanto, não é possível chegarmos antes das 18h30min no local, já que haverá movimento de saída dos alunos. Essa é uma condição da direção do Colégio Sagrada Família que precisa ser respeitada. Caso algum irmão chegue antes, poderá se dirigir à sede do Regional da OFS. O espaço é pequeno, mas poderá acolher as bagagens de quem quiser passear pelo centro ou fazer alguma refeição enquanto aguarda o horário da acolhida do encontro. O endereço da sede é Rua Tupis, 38 – sala 1105 – e é possível ir da rodoviária até lá à pé ou de táxi/uber.

12. Para os irmãos que chegarem pela rodoviária de Belo Horizonte e irão diretamente ao local do Encontro, após às 18h, poderão dirigir-se à Rua Bonfim, 38 e pegar o ônibus 3302A (Nova Pampulha Via Itamarati) e descer na Av. Presidente Carlos Luz, 172. O Colégio fica no número 735.

13. IMPORTANTE: dentro da programação do encontro, teremos uma Assembleia Regional Extraordinária da OFS Regional, conforme estabelecido no Capítulo Regional Avaliativo, em novembro de 2018. Desse momento participarão apenas os irmãos CONVOCADOS, conforme os documentos da OFS. A convocação a quem é de direito será feita separadamente.

14. A programação do Encontro de Formação segue anexa a essa carta. Qualquer alteração será comunicada no decorrer do mesmo.

15. Em caso de dúvidas e ou algum contratempo, os formadores locais deverão entrar em contato com Carol – OFS pelo telefone (31) 992837999 e Joice – JUFRA (34) 999694091.

Estamos realizando esse Encontro com o objetivo de formar nossa fraternidade regional. Tragam o coração e a mente muito abertos a acolher novas ideias e “avançar para águas mais profundas” para que possamos crescer na vivência evangélica e no ardor missionário. Ainda há mais por vir! Toda caminhada é feita passo a passo…

Fraternalmente,

Conselho Regional da Ordem Franciscana Secular & Secretariado Regional da Juventude Franciscana


Para acessar o material da convocação, agenda e ficha de inscrição por escrito, clique aqui.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui