II Encontro – Construção da cidadania

616

No dia 03 de maio de 2018 houve mais um encontro de estudos avançados dos nossos alunos da graduação em Teologia do Instituto Teológico Franciscano que cursam Seminários em Saúde Ambiental e Saúde Espiritual, lá na FMPFase. À convite da professora Marcia Amaral, responsável pelo Programa Curricular Saúde e Cidadania II, com o aval da coordenação do curso de Psicologia (Professora Rovena Paranhos) e da Coordenação Geral de Ensino (Professor Abílio Aranha). Esta atividade foi proposta por ela e realizada em conjunto, por tecer considerações  já anteriormente encaminhadas por este mesmo grupo de professores, ao longo dos 9 anos de existência do Café Filosófico Quântico, um projeto especial da FMPFase.

Desta vez, foi realizada exposição oral seguida da reflexão dos alunos e professores ali presentes quanto ao tema: “Pensamento Científico, Epistemologia, Bioética”. Além dos pensadores clássicos, tecemos considerações sobre a importância e pertinência da Encíclica Laudato Si. Nossos alunos participaram de forma atenta, bem embasada e com aguçado discernimento. Os alunos da Psicologia receberam com interesse, entusiasmo e clara percepção da aplicação do que estava sendo dito para o momento atual.

Digno de nota, foi o carinho da recepção aos nossos freis e leigos do ITF pela professora Marcia do Amaral (Antropologia Filosófica) e pelo professor Nelson Bretas (Veterinário), que providenciaram um saboroso lanchinho para todos, no solarium da instituição, rodeado pela mata atlântica com linda vista, proporcionando a todos grande bem-estar neste acolhimento. Retomado o fôlego, seguimos para a atividade intelectual. Enquanto professores, pudemos notar os alunos saindo com expressões faciais positivas. Daremos prosseguimento ao aprofundamento das reflexões iniciadas, agora, cada grupo em sua própria instituição. Muito grata pelo convite, pela oportunidade de trocas, pela generosidade por parte de ambas instituições de ensino superior. Saudações universitárias!

Profª. Drª. Marcia Varricchio – Médica (FMPFASE/UFRJ) e professora convidada do ITF.

Fonte: http://www.itf.org.br/construcao-da-cidadania-ii.html

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui