ISB promove curso de extensão sobre o “Pai-Nosso”

80

Cristo ensinou os seus discípulos como devem orar e disse, “Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9). Estou foi a oração que Ele nos deixou e, para refletir mais sobre ela, será realizado todas as terças-feiras a partir do dia 06 de agosto no Instituto São Boaventura (ISB), em Brasília, um Curso de Extensão sobre o “Pai-Nosso”.

A formação será conduzida pelo Padre Clóvis Cavalcanti e a oração-tema será meditada a partir do Catecismo da Igreja Católica e as últimas catequeses do Papa Francisco. “É preciso coragem para rezar o Pai-nosso. É preciso coragem […] O Pai-nosso é a oração que resume todas as outras, é aquela que o próprio Jesus deixou para seus discípulos em resposta ao seu pedido: Ensina-nos a rezar”.

A carga horária do curso é de 30/h divididas em 15 aulas. Os encontros acontecerão sempre às terças-feiras de 20h às 22h. Para participar será necessário um investimento de quatro mensalidades de R$175,00. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula e a segunda em 30 dias após a inscrição.

Jesus rezava

Os Evangelhos transmitiram alguns retratos muito vivos de Jesus como homem de oração: Ele rezava. Não se esquecendo da urgência da Missão e das pessoas que o solicitavam, Cristo sentia a necessidade de se afastar para assim orar. Em algumas páginas da Escritura parece que principalmente é a oração de Jesus, a sua intimidade com o Pai, que governa tudo.

Por exemplo, será assim sobretudo na noite do Getsémani. O último trecho do caminho de Jesus (absolutamente o mais difícil entre os que tinha percorrido) parece encontrar o seu sentido na escuta contínua que Ele oferece ao Pai. Uma oração certamente não fácil, aliás, uma verdadeira “agonia”. Eis o ponto essencial: ali Cristo rezava.

Ele orava como todos os homens do mundo e, no entanto, no seu modo de rezar, havia também um mistério, algo que certamente não escapava aos olhos dos seus discípulos. Nos Evangelhos encontramos aquela súplica tão simples e imediata: “Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11, 1). Eles viam Jesus rezar e tinham vontade de aprender a orar: “Senhor, ensina-nos a rezar”. Também nós devemos dizer: “Senhor, ensina-me a rezar. Ensina-me”. Mesmo se rezamos há muitos anos, devemos aprender sempre!” (cf. Papa Francisco, Catequese, 05/12/2018).

Inscrições e certificado

Os certificados de extensão em Teologia serão emitidos pelo Instituto São Boaventura e entregues aos alunos que tiverem 75% de participação nas 30h/a, mediante chamada feita pelo professor. As inscrições serão feitas na secretaria do ISB de segunda a sexta-feira de 08h às 12h e de 14h às 17h30. O Professor Padre Clóvis Cavalcanti, membro do “Instituto do Divino Mestre”, fundado por Dom João Evangelista Martins (Dom Terra), possui teologia pela “Facoltá di Teologia di Lugano” na Suiça, com reconhecimento pela Faculdade Católica de Fortaleza.

Mais informações: contato@isb.org.br ou tel.: 61 3349 0230.

Fonte: Franciscanos Conventuais – Província São Maximiliano Kolbe

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui