São Benedito da Amazônia: Capítulo Custodial 2022, um tempo de Esperança!

349

Logo do Capítulo Custodial 2022

Com o tema: “Fraternidade e Missão na Amazônia” e o lema: “Para dar-lhes um futuro de esperança” (Jr 29,11), a Custódia São Benedito da Amazônia celebrará seu capítulo custodial de 14 a 19 de novembro de 2022. Este é o  12º Capítulo da entidade que, pela primeira vez, não acontecerá no Centro de Formação Emaús, mas será celebrado nas dependências do Convento São Francisco, em Santarém- Pará. Aproximadamente 35 frades participam do evento. Faltando dez dias para o começo do Capítulo apresentamos um pouco dos preparativos e do significado desse encontro para a vida da Custódia.

O que é o Capítulo Custodial?

De acordo com os Estatutos Particulares, “o Capítulo, sendo o órgão supremo da fraternidade da Custódia, tem por finalidade o encontro fraterno de todos os seus membros para, em espírito de comunhão e participação, eleger o Custódio, o Vigário e os Conselheiros, e tomar as decisões que regerão a vida e as atividades da mesma” (EEPP 44). Portanto, o Capítulo Custodial é acima de tudo, um momento de celebração com a participação de todos os frades da Custódia espalhados nas diversas fraternidades da custódia que, na ocasião, elegem aqueles que animarão e servirão à Custódia nas questões administrativas e formativas.

Capítulo é tempo de Celebrar!

Nesses últimos 30 dias as equipes trabalham mais intensamente para organizar tudo o que será necessário nos dias de encontro. Alguns frades da fraternidade São Boaventura de Manaus, coordenados por Frei John preparam com carinho a liturgia capitular, o encontro deve ser marcado por momentos celebrativos, com um especial destaque para os ritos próprios da deposição de serviços e eleição do novo Custódio junto com o Conselho.

Capítulo é tempo de Planejar!

A fase pré-capitular está no seu término, foi uma etapa marcada pela escuta das fraternidades em temas como Missão, Fraternidade e Formação Franciscana. Agora a Custódia se prepara para colher esses frutos e tecer o seu Projeto de Vida. Para essa tarefa uma equipe de frades, coordenados por Frei João Messias, prepara um esquema básico do Projeto de Vida e Missão da Custódia.

Capítulo é tempo de se reencontrar!

Em um triênio marcado pelo distanciamento da pandemia, essa será a primeira vez que em formato presencial a grande maioria dos frades da entidade se reunirá. Os Capítulos da Custódia tem buscado sempre ser espaços de encontro fraterno, momentos dos frades partilharem sua vida e recordar com alegria sua vida e missão. Nesta edição  do Capítulo não faltará oportunidades para os frades estarem juntos e alimentarem a sua convivência como irmãos.

Capítulo é tempo de Esperança! 

Depois do empenho no tempo de preparação, agora aumenta ainda mais a expectativa de todos os frades. O encontro dos capitulares e as decisões tomadas apontam não para esperanças individuais, mas para sonhos coletivos. Esperanças que partem e desejam ser semeadas no chão da Amazônia. O Evangelho, vida e regra desses irmãos menores, é de certo a fonte de uma esperança que não decepciona: O Reino de Deus! Seja então esse capítulo, um tempo de renovar esperanças e avançar para águas mais profundas.

Sobre a Custódia São Benedito da Amazônia

Depois de 15 anos como Vice-Província, no dia 10 de março de 1990 a Custódia São Benedito da Amazônia se tornou autônoma, desligando-se da vinculação com a Província Sagrado Coração de Jesus (EUA). A sede da custódia fica localizada em Santarém -PA.

Atualmente a Custódia conta com 45 integrantes, entre frades com profissão definitiva, professos solenes, professos temporários e noviços. A Custódia compõe-se de oito casas. O território da Custódia abarca os estados do Pará e Amazonas. O frei mais idoso da Custódia é o Frei Vianney Miller com 95 anos completos, sendo que atualmente ao todo são 11 idosos – alguns já aposentados e outros em plena ativa.

Frades que residem fora do território da Custódia: Os noviços da Custódia fazem o ano de noviciado na casa de noviciado São Benedito o Mouro, em Montes Claros (MG), pertencente à Província Franciscana de Santa Cruz. Os frades professos temporários estudam filosofia, em Manaus. Frei Fábio e Frei Andrei, cursam o terceiro ano de Teologia na cidade de Petrópolis – RJ, vivendo nesse tempo como hóspedes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Frei Erlison e Frei Vagner estão concluindo o estudo em Teologia em Chicago – IL (EUA), os frades vivem em uma fraternidade da Província Sagrado Coração de Jesus. Frei Fábio Batista Neto, reside no nordeste e exerce serviços missionários entre os frades da Província Santo Antônio do Brasil.

Lista dos Custódios eleitos desde 1990

1990/1993 – Frei Miguel Kellet, ofm

1993/2002 – Frei Edilson Rocha, ofm

2002/2010 – Frei João Schwieters, ofm

2010/2019 – Frei Francisco Paixão, ofm

2019/2022 – Frei Edilson Rocha, ofm

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui