Capítulo Eletivo e ereção canônica do Regional Piauí – Nordeste A3

72

Paz e bem!

Em clima de grande alegria fraterna foi realizado o primeiro Capítulo Eletivo e a fundação do Regional Nordeste A3 – Piauí! O evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de Abril de 2022 e para conduzir os trabalhos durante o próximo triênio deste novo regional foram eleitas as irmãos abaixo listadas:

Maria Almerinda Seixas – Ministra; Maria do Socorro Carvalho – Vice Ministra; Isabel Flores – Secretária; Irenice Saraiva – Coordenadora de formação e Marta Reijane – Tesoureira.

O processo de desmembramento do antigo regional Ceará/Piauí começou ainda no ano de 2014.

Após um período, com muito carinho, foram analisados diversos fatores, dentre os quais o melhor acompanhamento às fraternidades, as longas distâncias e despesas.

Com o apoio da Conselheira de Área na época, Zilma Uchôa, foi possível amadurecer essa ideia e iniciar um processo para colocá-la em prática. Para que ela se tornasse realidade foi preciso criar uma base formativa voltada para fomentar novas lideranças, trabalhar a unidade das Fraternidades, articular parcerias com o intuito de, num futuro próximo, criar raízes e dar frutos.

Com o passar dos anos, buscamos estreitar a parceria entre o Conselho regional e o Nacional e, com o apoio dos conselheiros, especialmente dos ministros nacionais Benedito, Vanderlei e Zezé, e dos assistentes espirituais, que não mediram esforços para auxiliar nesse processo, que culmine com essa grande festa com sabor de fraternismo e perseverança.

Com o avanço da vacinação e diminuição dos casos de Covid foi possível dar os encaminhamentos necessários para a ereção canônica desse regional e realizar o capítulo eletivo, em sintonia com o Conselho Nacional da OFS e com as Províncias presentes na Arquidiocese de Teresina.

O momento foi celebrado com a participação do Colegiado dos Assistentes Regionais (OFM, OFMCap e OFMConv), do arcebispo Dom Jacinto, que nos recebeu em comitiva no ano de 2014 e apoiou toda essa caminhada, do Frei Djacir OFMCap (delegado do colegiado dos Assistentes Espirituais do Conselho Nacional), além da presença da Conselheira Nacional para a Área Norte, Jucilene Caldas, que conduziu a eleição.

O conselho eleito é composto por irmãs sábias, com experiência no serviço à OFS e que tem bagagem e humildade para, diante das realidades que surgirem, conduzir a caminhada junto aos irmãos e irmãs.

Rogamos a Deus para que abençoe o regional e aquelas que se colocam a serviço da construção do Reino, com a intercessão de São Francisco e Santa Clara!

Fraternalmente,

Paulo Gomes – Conselheiro Nacional para a Área Nordeste A

Márcio Bernardo – Coordenador Nacional de Comunicação

Fonte: OFS

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui